São inúmeras as aplicações da Grafologia, que vão desde o autoconhecimento até a definição de perfil para seleção na admissão de um novo colaborador. Também é empregada em processos de Coaching, para orientar performances e gaps que o sujeito tenha a trabalhar para a progressão na sua carreira.
Como autoconhecimento pode favorecer muito no desenvolvimento de aspectos que possam melhorar as relações de um modo geral, sendo também uma ferramenta que ajuda muito na Orientação Vocacional.
Eu costumo utilizar também como uma pré atividade em programas de Treinamento, pois conhecendo melhor o público pode-se ajustar melhor a metodologia a ser utilizadas e como sensibilizar de maneira mais eficaz as pessoas em relação ao conteúdo.
Na realidade quando o Grafólogo tem intimidade com a técnica, devido a estudo e a prática, a gente costuma observar naturalmente a letra de quem temos contato, quando há material disponível, não para avaliar, mas para saber como se dirigir aos outros. Em reuniões ou em negociações é muito interessante, para ajustar a abordagem.
Em todos os relacionamentos que inicio eu costumo dar uma olhada na letra da pessoa. Tenho que confessar que nas poucas vezes em que desprezei uma percepção que poderia ter sido um alerta, acabei por me arrepender...ers....desta forma confio demais na Grafologia.
É também uma técnica que "conversa" com todas as outras ferramentas, inclusive os inventários informatizados, uma vez lógico que você conheça a matriz dos mesmos, em qual base teórica foram formulados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário